Formação Coordenador Pedagógico

PÚBLICO: Coordenador Pedagógico e Professores que assumirão Coordenação no próximo ano letivo

Estratégias e Técnicas de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

    Todos os anos é a mesma coisa: antes de iniciar o ano letivo você já imagina que MAIS um ano começará e trará os mesmos problemas que não terão solução.

  •      Então você faz uma retrospectiva do ano que está terminando e relembra todas as vezes em que Professores  faltaram ou chegaram atrasados e que você teve que interromper seus afazeres para substituí-los na sala de aula.
  •      Lembra também das vezes que teve que corrigir cadernos e tarefas dos alunos porque o Professor alega que não teve tempo de fazer. As vezes que você teve que fazer o trabalho da Merendeira, do Inspetor de alunos, abrindo portão, atendendo vendedores e todas as pessoas que simplesmente ” caem de para quedas” na Escola achando que o Coordenador não tem mais nada o que fazer a não ser parar tudo o que estiver fazendo para atendê-los, na hora que todos querem ?
  •      Já se viu em épocas de festividades da Escola ter que elaborar Projetos sozinha e ter de supervisionar tudo porque senão o Projeto não sai do lugar, porque se você não fizesse ninguém mais faria ?
  •      Há também os ” incêndios diários” ter de ir até a sala de aula toda vez que um aluno comete uma indisciplina e o Professor nunca consegue resolver sozinho, ou ainda ter de trazer vários alunos para a sua sala porque senão o professor não conseguirá dar aula.
  •     Com certeza você também já viveu a frustração de ver os papéis se acumulando em cima da mesa com assuntos que bem caberiam a Secretaria, Contador, ou ainda ao Gestor resolver e elaborar e não a você.
  •      Está cansada de ficar gerenciando o ego dos funcionários, que não querem trabalhar em equipe, que vivem boicotando o trabalho uns dos outros e fazendo mal o trabalho a que estão sendo pagos para fazer ?
  •      Já desistiu de orientar ou tentar treinar os funcionários pois toda vez mostram-se desinteressados, resistentes ou apáticos para qualquer instrução que você apresenta, mesmo sabendo que eles estão despreparados, não são compromissados com o que fazem e nunca cumprem os prazos ?

     É esse o retrato da situação que você está vivendo este ano ? É esse mesmo retrato que você quer viver no próximo ano letivo ?

     Não seria ótimo poder desempenhar a função de Coordenador Escolar em um ambiente onde todos os envolvidos fizessem o seu trabalho com competência e dedicação ?

     Um lugar onde cada um fosse responsável pelas suas tarefas e tivessem que prestar conta dos resultados ?

     Um lugar onde essas pessoas vissem a importância de participar das capacitações e reuniões porque receberiam o treinamento para suprir suas dificuldades e melhorar a qualidade do trabalho que desempenham ?

Você não gostaria de dar um fim em tudo isso ?

“Ter alguém te orientando e guiando pelo caminho, sabendo que há um passo a passo seguro, faz toda a diferença”


“Sempre achei que se eu lesse muitos livros, assistisse seminários e palestras eu teria todo o conhecimento para mudar a rotina da Escola, fazer com que os Professores ajudassem os alunos a serem menos indisciplinados. Eu tinha só teoria e na hora de colocar em prática eu não sabia como, então eu desistia, e ia de novo em busca de outro livro, outro seminário. Eu não entendia como eu não conseguia mudar as coisas, era muito frustrante. Foi então que a Roseli me achou em um desses encontros e propôs a fornecer um passo a passo e me ajudar a colocar em prática. Foi aí que eu comecei a ver resultados. Então acendeu uma luz: O Professor é o Mentor do Aluno, o Coordenador é o Mentor do Professor, e eu como Coordenadora também precisava de um Mentor, era assim que as coisas funcionariam. Não sabemos tudo, é por isso que precisamos de ajuda .

Juliana Juliana
Coordenadora Pedagógica

Um lugar onde a Equipe de Trabalho fosse coesa, comprometida, responsável e altamente motivada? Você deve estar pensando ” um lugar assim seria o paraiso “. E eu lhe digo esse lugar não se chama ” paraiso” esse lugar se chama ” sua Escola”.

As mudanças de paradigmas e postura dentro da Escola são possíveis e você pode aprender  !

Você já parou para pensar porque algumas Escolas se destacam tão positivamente enquanto que a maioria pena com uma imagem tão negativa e com resultados tão baixo de aproveitamento escolar? O segredo são os Gestores e Coordenadores que sabem como fazer a “grande engrenagem” chamada Escola funcionar  do jeito que deve ser.

Você se sente frustrada e desrespeitada pela Equipe ?

Todos os dias você se depara com reclamações dos Professores, dos Pais, dos Alunos e Equipe de Apoio. Todos os dias trazem até você um sem número de problemas para que você resolva. Ninguém nunca repara nas coisas criativas que você faz, ou nas soluções que você apresenta. Nunca lhe pedem opinião ou lhe agradecem por nada. Os pais sempre estão sempre reclamando e pedindo providências, muitas vezes de coisas que caberiam a eles mesmos dar conta.

Muitas vezes não há tempo suficiente para respirar ou até mesmo criar algo novo que contribua com a organização da Escola, pois todos estão sempre a sua volta fazendo pressão e esperando que você faça as coisas andarem, pois até então tudo pára e todos ficam na espera de que você resolva tudo.

Tudo isso gera frustração e um sentimento de ver-se desrespeitada frente a postura de Pais e alguns Professores que insistem que não podem fazer nada para resolver o problema na sala de aula ou fora dela.

Em meio a todo esse estress não sobra tempo para o lazer, para a saúde, para a família, para o aprimoramento profissional, para viver com paz e tranquilidade.

Os dias passam, os bimestres vem e vão, e mais um ano letivo começa, para tudo se repetir novamente. Quanto tempo mais a sua saúde, e sanidade mental, aguentará?

Então o que estou fazendo de errado ?

Talvez seja esta a pergunta que você está se fazendo neste exato momento. Você não está errando por querer, os erros são provenientes da falta de estratégias, ferramentas e soluções para cada problema que você enfrenta dentro da Escola. Ferramentas que você não recebeu, ferramentas que você desconhece e que são primordiais para o pleno exercício da sua função enquanto Coordenador Pedagógico.

Saiba que a certeza de que uma ferramenta funciona, é quando você precisa dela e ao colocá-la em ação,  o resultado alcançado é exatamente o que você espera: ter o problema solucionado.

Analise as ferramentas que você tem hoje, certamente elas não devem estar funcionando pois não apresentam os resultados que você espera, pois os mesmos problemas continuam aparecendo, tomando o seu tempo e principalmente: comprometendo a qualidade do trabalho executado por todos.

Tenha em mente que o Coordenador ou Gestor Escolar responde e tem de dar conta dos resultados quer eles sejam positivos ou não. Na verdade a competência e eficiência de um Gestor é medida pelos resultados que ele, juntamente com a Equipe alcançam.

Assim, é oportuno afirmar que, se a Equipe não corresponde e as metas estabelecidas não são alcançadas temos um grave problema de Gestão dentro da Escola.

Porque a Universidade não forneceu as ferramentas que eu preciso para coordenar ?

Você já deve ter feito essa pergunta um milhão de vezes. O fato é que a Universidade ainda está muito distante da realidade  vivida  diariamente pelos Coordenadores e Gestores. Infelizmente todas as questões de ordem burocrática, pedagógica, de gestão de pessoas e materiais não são contempladas e analisadas sob o enfoque de estudos de casos. O período de Estágio raramente fornece a experiência necessária para enfrentar todas as situações que o cotidiano irá apresentar quando estamos nesta função.

92,5 % dos Professores estão insatisfeitos com os Coordenadores da Escola, e apenas 7,5 % afirmam não ter nenhum problema

Coordenar exige preparo e conhecimento técnico !

    Neste ponto, posso afirmar que se você não teve um Mentor para lhe orientar e capacitar, auxiliando-o na resolução dos conflitos e problemas próprios desta função, fornecendo-lhe ferramentas eficientes de Gestão, com certeza você está pagando o preço da formação precária que recebeu no que refere-se a Coordenar uma Escola.

    A boa notícia é que, mesmo que a Universidade não tenha lhe dado ferramentas eficientes de gestão, e mesmo que você não tenha tido um Mentor para guiar os seus passos nesta função, você pode reverter tudo isso e tomar posse de todas as estratégias de gestão escolar para exercer com competência a sua função.

     Atualmente talvez você esteja achando que para exercer a função de Coordenador só é preciso destreza para apagar os ” incêndios diários” , pois saiba que para ser um Coordenador eficiente é preciso muito mais que isso.

     Caso você ainda não saiba, existem 8 grandes áreas que o Coordenador precisa dominar para realizar com qualidade seu trabalho e garantir que os resultados do Projeto Político Pedagógico sejam alcançados, são elas:

As 8 Áreas que o Coordenador Pedagógico ou Gestor devem dominar para exercer o cargo:

  • Funções do Coordenador

    Coordenar, Gerir Pessoas, realizar Formação Continuada da Equipe e monitorar o Aprendizado dos Alunos.

  • Gestão de Pessoas

    Gerir e motivar pessoas para que estas deem o seu melhor visando alcançar os objetivos do Projeto Político Pedagógico

  • Gestão da Comunidade

    A Escola não é uma organização isolada  e deve articular-se com a Comunidade em que está inserida propondo soluções.

  • Orientação Educacional

    Para que as crianças e jovens cresçam e sejam protagonistas em uma sociedade em mudanças, precisam se apropriar de novos comportamentos.

  • Gestão Pedagógica

    Aprender e articular o conhecimento adquirido é um processo que precisa ser mediado a  acompanhado  pelo  Professor e  Coordenador Pedagógico.

  • Gestão Sala de Aula

    Atingir resultados implica em boa gestão dos espaços e tempos da sala de aula e  no estabelecimentos de ações planejadas.

  • Segurança Escolar

    Gerir os contextos que promovem violência  aprendendo a minimizá-los, evitá-los e conduzí-los adequadamente.

  • Participação da Família

    Família e Escola caminhando juntas pressupõe a criação de um conjunto de ações deliberadamente planejadas.

Já que você não tem  ferramentas de gestão,  então você precisa de um Mentor que o guie enquanto você aprende e pratica !

 

Quer você esteja atuando ou não como Coordenador, o fato é que você precisa de um Mentor, alguém com profundo conhecimento do que é o dia a dia de uma Escola para lhe orientar, guiar e acompanhá-lo durante todo o ano, lhe fornecendo passo a passo todas as ferramentas para uma gestão eficiente.

Talvez você esteja pensando ” já fiz vários cursos”, ” já li vários livros sobre o assunto” e nada adiantou !! E lhe digo agora porque não adiantou: porque ninguém estava ao seu lado lhe ajudando a por em prática tudo o que você aprendeu.

Saiba que apenas informação não basta, informação não gera mudanças. Só a ação gera a transformação, mas para isso é preciso ter um Mentor para guiar todo o processo de implantação dessas novas estratégias e soluções .

A solução : Curso de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

Se você quer mudanças, então terá que conhecer novos caminhos, andar por onde você nunca foi, estar aberta a aprender novas estratégias e a mudar posturas, derrubar paradigmas e enfrentar o problema de frente. É preciso sair da zona de conforto e ir além.

Toda a minha experiência como Gestora será passada neste Curso.

Tudo o que muitas Escolas Públicas e Particulares receberam por meio de assessoria, mentoria e coaching será revelado para todos os Coordenadores que estiverem dispostos a transformar a sua prática diária já neste ano  letivo.

Módulo I- Atribuições do Coordenador

  •  O que é e o que não é Função do Coordenador
  • Áreas que o Coordenador precisa traçar metas
  • Criação do Plano Anual de Trabalho
Tudo isso e muito mais....

Módulo II - Gestão de Pessoas

  • Pessoas que  não se esforçam: Levantamento das causas 
  • Criação do Plano de Reconhecimento e Meritocracia
  • Criação de Relatórios para Monitoramento da eficiência
  • Relacionamento Interpessoal
Tudo isso e muito mais....

Módulo III - Gestão Pedagógica

  •  Como elaborar o  Plano Político Pedagógico 
  •  Avaliação Diagnóstica e Desenvolvimento 
  •  Gestão do Aprendizado : Ficha de Raio X da Sala e do Aluno
  •  Intervenções para soluções de problemas de aprendizado
Tudo isso e muito mais....

Módulo  IV - Gestão Sala de Aula 

  • Levantamento de Rotinas e Procedimentos 
  • Levantamento e análise das causas da indisciplina
  • Criação de  Procedimentos, Rotinas, Consequências
  • Plano de Ação do Professor
Tudo isso e muito mais...

Módulo V - Orientação Educacional 

  • Orientação do Aluno :valores, atitudes, relacionamento
  • Projeto de vida
  • Orientação dos Pais (criação dos filhos)
  • Encaminhamentos e Acompanhamento de alunos Especiais
  • Resolução de Conflitos
Tudo isso e muito mais...

Módulo VI - Escola de Pais 

Ensinar quando o outro não ouve é um desafio.  Você aprofundará conhecimentos sobre Letramento, Língua de Sinais, Interferência da Língua e Características de Deficiência Auditiva.

Tudo isso e muito mais...

Módulo  VII - Segurança Escolar

Deficiência Múltipla e Surdocegueira nos desafia a ir além das estratégias cotidianas. Aprenda sobre as características da surdocegueira,  Meios de Comunicação e o trabalho com aluno surdocego na sala de aula.

Tudo isso e muito mais...

Módulo  VIII - Recursos Comunidade

Atualmente os jovens estão passando por situações que os estão levando aos limites de suas forças emocionais e psicológicas e ocasionando Condutas Típicas como a Automutilação. Saiba como detectar e orientar.

Tudo isso e muito mais...

Funcionamento do Curso Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica :

Foi tudo pensado  e organizado para fazer o seu  aprendizado mais rápido com lições objetivas que vão direto ao ponto !

  • 1

    INICIO DO CURSO: 31 de JULHO de 2017

    Um dia antes do inicio do curso você receberá por email senha e instruções de acesso da Sala de aula Virtual.

  • 2

    Curso 100% Online

    Todo curso será ministrado pela Internet, por meio de Sala de Aula Virtual. O aluno poderá acessar as aulas/lições nos dias e horários que tiver disponibilidade.

  • 3

    Sem encontro presencial:

    O Curso não tem encontro presencial, o aluno acessa o curso nos dias e horários que tiver disponível.

  • 4

    Tarefas Práticas

    Em vários Módulos ocorrem Tarefas Práticas, porém as mesmas são sugeridas apenas para o aprofundamento e enriquecimento prático do cursista, não sendo necessário entregá-las ou enviá-las.

  • 5

    Avaliação Final

    Ao final de cada Módulo é disponibilizado Avaliação Final, composta de 10 questões de múltipla escolha, que o cursista realizará online. O aluno deverá ter média de aproveitamento mínimo de 7,00 para ser aprovado.

  • 6

    Lições do Curso

    Semanalmente serão disponibilizadas as Lições do curso..Todos os textos, videos, estão online, para você acessar e baixar os arquivos em PDF para o seu computador. Tudo muito simples, sem complicação.

  • 7

    Carga Horária do Curso:

    O curso tem carga horária total de 240 horas

EAD via Internet !

Arquivos em PDF para baixar !

Didática simples e direta!

AO LONGO DO CURSO VOCÊ SERÁ CAPAZ DE:

  • 1

    Delegar todas as tarefas que não são suas

  • 2

    Criar Fichas de Monitoramento do Aprendizado dos Alunos

  • 3

    Monitorar a Eficiência do Trabalho dos Professores

  • 4

    Formar Equipe comprometida e motivada

  • 5

    Realizar melhor o gerenciamento do tempo para executar todo o trabalho

  • 6

    Realizar Capacitação Continuada dos Professores

  • 7

    Aumentar a participação da Família na educação dos Filhos

FAÇA SUA MATRÍCULA AQUI

Início do Curso: 31 de JULHO10 Parcelas de R$ 147,00

OPÇÃO 1: BOLETO BANCÁRIO

10 parcelas de R$ 147,00

arrow

OPÇÃO 2: CARTÃO DE CRÉDITO

10 parcelas de R$ 147,00

arrow

“A solução que caiu do céu “


“Já no primeiro semestre implantando novas estratégias que foram criadas no Plano de Trabalho comecei a ver mudanças enormes não só nos Professores, mas principalmente nos alunos e nos Pais. O clima da Escola mudou, era outro, ninguém reconhecia mais. E tudo isso com mudanças e ajustes muito simples de serem feitos. Ter a Roseli como Mentora fez toda a diferença, foi muito mais fácil ter alguém para me ajudar a colocar na prática tantas coisas novas e boas.

Quitéria, Coordenadora Pedagógica

“Alunos indisciplinados nunca mais. Agora sei como fazer com que todos eles fiquem sempre motivados“


Já estava cansada de todos  os dias ter de ficar tirando aluno da sala de aula, chamando pais que nunca compareciam a escola, ou então ficar tentando resolver todos os conflitos na hora do intervalo. A Escola parecia que estava sempre a ponto de explodir, os Professores sempre nervosos e alterados. Eu me sentia péssima, pois como Coordenadora eu achava que aquilo tudo nunca ia ter solução. Na verdade eu não tinha o conhecimento de como resolver essas situações, foi então que a Roseli forneceu um passo a passo, claro e muito prático e fácil de implantar.


Ficou claro para mim ver onde estavam os problemas, mas muito melhor foi começar a ver as soluções que eu podia usar. Ah, se a gente soubesse disso tudo antes de assumir o cargo.

Maria Rita, Coordenadora Pedagógica

Garantia de Recebimento do Curso

A sua compra é segura e protegida.

Assim que você realizar a confirmação da compra  sua matrícula estará garantida. Um dia antes de iniciar o Curso você receberá a Senha e Instruções de Acesso das Aulas.  Tudo muito seguro, fácil e rápido também.

Curso Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica

“Já estava pensando em desistir da profissão pois eu achava que não valia mais a pena tanto desgaste ”


“As segundas feiras eram um sofrimento para mim. Eu já sabia que teria que ir trabalhar e passar por toda a pressão, desgaste, angústia que eu enfrentava diariamente. Meu emocional e minha saúde já estavam abalados por conta de tantos problemas, eu estava a ponto de ter um colapso nervoso. Tudo isso agora é passado, estou feliz com meu trabalho, o ambiente é agradável e tenho prazer e ânimo de levantar todos os dias para ir trabalhar.

Cláudia Cláudia
Diretora

FAÇA SUA MATRÍCULA  AQUI

Início do Curso: 31 de JULHO10 Parcelas de R$ 147,00

OPÇÃO 1: BOLETO BANCÁRIO

10 parcelas de R$ 147,00

arrow

OPÇÃO 2: CARTÃO DE CRÉDITO

10 parcelas de R$ 147,00

arrow

©   S.O.S. Professor  - Todos Direitos Reservados